sábado, 4 de maio de 2013

Alunos reclamam da estrutura da Escola FP



Há muito se tem reclamado da situação que se encontram as instituições de ensino em nosso País. Para a grande maioria dos alunos, professores e pais é muito dificultoso de se estudar em escolas públicas, pois muitas das vezes tem sua infraestrutura inadequada para uma boa aprendizagem dos alunos. Salas quentes, teto quebrado, falta de zelo e cuidado com o patrimônio são algumas das causas.
Infiltrações Prejudicam Salas.
A Escola de Ensino Fundamental e Médio Frei Policarpo, localizada em Canindé, tem como slogan: “Uma Escola Diferente Fazendo a Diferença” por isso entrevistamos alunos e professores da escola para dizerem o que acham sobre o estado físico.
Ao todo 12 alunos foram entrevistados e boa parte destes são Agentes Jovens. Ao perguntarmos a Amanda de Lima Lessa do 2º ano A sobre o que ela achava da estrutura da escola e ela disse que “não gostava, principalmente das salas, pois não havia uma boa circulação de ar e a sala era quente”. Já outro disse que “para o padrão de escola estadual ela era excelente, mais como escola em si ela deixa muito a desejar”.


Entre os problemas da escola estão o mal funcionamento dos ares condicionados.
Também falamos com os alunos sobre a situação dos Laboratórios Educacionais de Informática (Leis) e, ao perguntarmos o que eles achavam sobre os Leis, uma das entrevistadas, a estudante Amanda de Lima resumiu dizendo: “ ele está acabado, as cadeiras e, principalmente os computadores, já são anciões e tem muitos que estão quebrados e que vivem dando problemas”. Outros alunos também reclamaram da ventilação dos Laboratórios, pois para eles é insuportável passar muito tempo dentro deles.


Cadeiras usadas por alunos nos laboratorios de informática.
Entre os assuntos um dos que mais se destacou foi sobre a cantina da escola e também a merenda escolar. Para os alunos não é cômodo você comer ou fazer o lanche escolar ao lado de banheiros, pois o cheiro não é agradável. Outra questão é a dificuldade dos homens usarem o banheiro durante o intervalo, pois este espaço fica fechado e só é aberto pouco antes do recreio acabar e quando ele é aberto fica uma superlotação de pessoas o querendo usar ao mesmo tempo. E um tema que os alunos principalmente os da tarde não deixavam que nós nos esquecêssemos era sobre a merenda escolar. Eles alegam que a merenda escolar é muito repetitiva.
Outras questões também foram incluídas como a limpeza dos banheiros e dos bebedouros. Mas o que muito chamou a atenção é que quando foi falado com os alunos se eles tinham a consciência de que a boa parte dos problemas enfrentados pela escola eram causados por alunos arruaceiros que vinham para a escola para deteriorar o patrimônio que a todos pertencem, e todos confirmaram que muitos dos problemas mencionados eram causados por alunos arruaceiros. E quando perguntado aos alunos o que poderia ser feito para tentar amenizar este problema, eles foram bem severos. Alguns concordaram com a ideia de que se um aluno sujasse ele teria a obrigação de limpar a sala, pois por fazer isto ele iria aprender uma lição.
Marcamos uma entrevista com o diretor da Escola FP Marcio Sérgio, e tratamos sobre todos os assuntos citados à cima. Perguntamos a ele o que se podia ser feito quanto aos Leis, pois para os alunos eles não estavam atendendo bem as necessidades. Com respeito aos aparelhos de ar condicionados nos foi explicado que todos eles funcionam corretamente, o problema se encontra na energia da escola, pois por ser mais antiga ela falha e por isto eles não funcionam corretamente. E com respeito às cadeiras há mais de 70 cadeiras que poderão ser usadas nos Leis.
Com respeito à cantina o diretor disse que infelizmente quando a escola foi projetada a cantina, por ironia, ficou ao lado dos banheiros e, quando cogitado sobre a cantina voltasse para o lugar que ficava antigamente, o diretor explicou que para isto ser feito teria que ser desfeita a sala que hoje existe lá e também uma cantina neste local iria prejudicar as salas 12 e 13.
E com respeito à merenda escolar há um cardápio na escola que tem lanches para os alunos da manhã, tarde e noite. Para os alunos da manhã existem mais de 20 tipos de lanches diferentes e mais de 12 opções para os alunos da tarde. O cardápio do horário da tarde sofreu mudanças, pois os alunos da tarde já vinham almoçados de casa e havia muito desperdício de comida.
Porém alunos se sentem insatisfeitos com o cardápio, pois apesar de ter uma boa variação de lanches é muito difícil isto acontecer. Maria de Lourdes Maciel Gomes, estudante do 3º ano E, confirmou que não vê uma boa variação do cardápio e que para ela “eles deveriam acabar mais com as bolachas que são oferecidas no intervalo”.
Outro assunto tratado com o diretor foi sobre a limpeza dos bebedouros, pois por ser usado constantemente ele tem que ser bem zelado. O diretor nos afirmou que todos os dias eles são higienizados, e que foi trocada as torneiras por bicos para que fique mais higiênico ainda.
Sabemos que, por melhor que seja a escola, haverá problemas, porém quando todos na escola incluindo funcionários e alunos se unem para tentar combater boa parte dos problemas irão acabar por isto é necessário usar de consciência, pois tudo o que tem em uma escola pública não é apenas do diretor, coordenador, professor ou aluno e sim de toda a comunidade por isto todos nós devemos zelar por ela, a escola é tão importante em nossa vida que é por isto que é muito bem empregado o nome de “Segunda Casa” a ela.
Então que possamos fazer de tudo para preservá-la, pois depois de nós outros também irão usufrui-la.

Sugestão de lanches*
Manhã/Tarde
Segunda
Salada de frutas com leite caseiro
Terça
Vitamina de abacate com biscoito salgado
Quarta
Sanduíche de frango com alface e suco
Quinta
Iogurte com pão e margarina
Sexta
Shake de goiaba com biscoito salgado
2ªSemana

Segunda:
Vitamina de banana, mamão e goiaba com sanduíche de carne moída
Terça
Achocolatado com biscoitos salgados
Quarta
Brasileirinha com cuscuz
Quinta
Biscoito e suco de frutas
Sexta
Salada de frutas com leite condensado caseiro.
·         Sugestão enviada pela aluna Maria de Lourdes Maciel Gomes do 3º ano E.
O cardápio foi feito com o material que a própria escola oferece.

Por Mateus Wandson 3ºD
 Luis Felipe 3ºE

4 comentários:

  1. Eu sou aluno do frei policarpo e vejo que realmente essa tem sido a realidade de nossa escola, mas eu como aluno do turno tarde tenho vergonha de olhar para minha sala depois do recreio, alguns alunos mesmo depois do recreio levam merenda para sala e acabam deixando a sala totalmente suja de xilito, pacotes de bombom. Alem de muito papel que os alunos jogam no chão ao invés de colocar no lixo imagina se chega uma pessoa na sua casa e ve lixo espalhado por todo o chão, é a situação em que tem ficado minha sala e acho que não só a minha mais outras também , o que eu queria é que vcs do jornal passassem essa situação para que os alunos se conscientizem.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu ponto de vista, realemente isso acontece, más vale ressaltar que não são todos os professores que permitem isso. Ai vai depender do professor que vai ministrar a aula após o intervalo. Concerteza iremos verificar isso de perto.
    Feliz por sua Participação.
    Professora: Fabiana Duarte

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos envolvidos no JORNAL INTERATIVIDADE FP. O nosso intuito é oportunizar voz a todos para que juntos encontremos soluções para os problemas detectados. E se cada um(a) fizer sua parte tudo ficará mais fácil e o trabalho será fatiado nos dando oportunidade de uma maior proximidade.
    FAÇAM SUAS INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DA RÁDIO-ESCOLA.
    LOCAL = E.E.F.M. FREI POLICARPO
    RESPONSÁVEL = PROFa. MARCELE ALVES

    Abraços,

    Márcio Sérgio.

    ResponderExcluir
  4. realmente eu concordo com as susgestões de lanche dos outros alunos pois já era tenpo do lanche mudar.

    ResponderExcluir